Como a gordura sai do corpo quando você perde peso?

Como a gordura sai do corpo quando você perde peso?

A maioria das pessoas que deseja perder peso geralmente está interessada em reduzir a gordura corporal . Mas muitas pessoas não entendem realmente como a perda de gordura funciona em nível molecular. Por exemplo, uma crença comum é que a gordura se transforma em energia e é queimada durante o exercício ou quando as calorias são reduzidas. Embora isso possa ser parcialmente preciso, há uma explicação mais precisa para o que acontece com a gordura quando ela deixa o corpo.

De acordo com Ruben Meerman , um físico australiano e autor de ” Big Fat Myths “, essa crença comum viola a lei da conservação da massa , que afirma que a massa, como a energia, não é criada nem destruída. Meerman, que é conhecido por sua pesquisa sobre o metabolismo da gordura, propôs em seu artigo de 2014 no British Medical Journal que a teoria da “ entrada / saída de energia ” se concentra exclusivamente na produção de energia. 1

Mitos Comuns

Estes são alguns dos mitos mais comuns associados ao metabolismo da gordura: 1

  • Gordura se converte em energia
  • A gordura é eliminada pelo cólon
  • A gordura se transforma em músculo

Se a gordura, portanto, não pode ser destruída, para onde ela vai? Aprenda como seu corpo se livra da gordura no nível celular e para onde ela vai quando você perde peso, além de dicas para melhorar o processo de queima de gordura.

O que é gordura?

Existem dois tipos diferentes de gordura corporal, ou tecido adiposo, no corpo humano. O tecido adiposo branco é o principal responsável pelo armazenamento de energia e pela liberação de ácidos graxos quando o combustível está baixo. Seu corpo contém principalmente esse tipo de gordura, que é armazenada sob a pele e ao redor dos órgãos. A gordura visceral se acumula ao redor dos órgãos e causa ganho de peso na região do meio, que a maioria das pessoas associa à gordura da barriga . 2

A gordura é composta por células individuais chamadas adipócitos (células que contêm gordura). O corpo humano contém bilhões de células de gordura em tamanhos diferentes. Os glóbulos brancos são preenchidos com uma grande gota de gordura cercada por água, sais e proteínas. A gota de gordura é composta principalmente de triglicerídeos (uma molécula feita de glicerol e três ácidos graxos).

Demonstrou-se que altos níveis de triglicerídeos na corrente sanguínea aumentam o risco de doenças cardíacas e derrames. 3

O tecido adiposo marrom é considerado uma boa gordura que ajuda a regular a temperatura do corpo. É derivado do tecido muscular e queima calorias para mantê-lo aquecido. A gordura marrom também contém mais capilares do que a gordura branca e transporta nutrientes valiosos e oxigênio por todo o corpo. 4

As células de gordura marrom contêm várias gotículas de gordura e consideravelmente mais água, sal e proteína. Essas células também são equipadas com mitocôndrias, responsáveis ​​pela reação química que queima calorias para produzir calor em seu corpo. 5

O tecido adiposo branco é a gordura medida durante uma avaliação da gordura corporal . A menos que você esteja acima do peso, a gordura branca geralmente representa aproximadamente 20% do peso corporal total nos homens e 25% nas mulheres.

Energia armazenada

As células de gordura são usadas principalmente como energia para trabalhar os músculos e movimentar o corpo. Além disso, a energia armazenada como gordura também ajuda a isolar o corpo e proteger seus órgãos vitais. 

Quando você consome mais calorias do que o seu corpo necessita , entretanto, o excesso de energia permanece armazenado. A energia armazenada (triglicerídeos) é coletada como gordura (lipídio) dentro das células de gordura individuais, que se acumulam lentamente com o tempo e resultam em ganho de peso .

Como a gordura sai do corpo?

Existe um componente respiratório fundamental para o metabolismo da gordura . 1 Ao contrário do que algumas pessoas podem acreditar, os pulmões são o principal órgão usado para remover a gordura do corpo. A gordura corporal não se transforma em músculo nem sai do corpo pelo cólon. Durante o processo de conversão de energia, a gordura deixa o corpo na forma de CO2 durante as exalações ou como H20 na forma de urina, suor e exalações. 7

Processo de queima de gordura

Durante o processo de queima de gordura, o corpo converte a gordura em energia utilizável, o que faz com que a célula de gordura diminua de tamanho. 8 Os ácidos graxos armazenados são decompostos, o que libera energia e os converte em dióxido de carbono (CO2) e água (H2O). Essa conversão metabólica de energia também gera calor, que ajuda a controlar a temperatura do corpo. 9

De acordo com a pesquisa de Meerman, há uma série de enzimas e etapas bioquímicas envolvidas para quebrar completamente uma única molécula de triglicerídeo. 1 Parte da gordura está disponível para energia utilizável . Dióxido de carbono e água são essencialmente produtos residuais no processo de queima de gordura, e a maior parte da gordura é expelida do corpo como CO2. 1

Quando a gordura deixa o corpo, 84% é exalado como CO2 e os 16% restantes são excretados como água. Portanto, a maior parte da gordura que queimamos é literalmente lançada no ar. 1

Dicas para promover a perda de gordura

Quando combinada com uma dieta saudável e balanceada, repleta de alimentos ricos em nutrientes , a atividade física é provavelmente a melhor coisa que você pode fazer para aumentar sua freqüência cardíaca e aumentar a ingestão de oxigênio, o que pode ajudar a promover a perda de gordura. Lembre-se de que você ainda precisará queimar mais calorias do que está consumindo para criar um déficit calórico e perder peso.

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Os exercícios aumentam o metabolismo ou a taxa de consumo de energia do corpo. Meerman sugere que você pode usar mais gordura armazenada realizando atividades físicas que dobram sua taxa metabólica – por exemplo, trocando uma hora de descanso por exercícios como caminhada rápida ou corrida leve. 1

American College of Sports Medicine (ACSM) e os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomendam pelo menos 150 minutos de exercícios de intensidade moderada por semana, mais pelo menos dois dias de treinamento de força para promover a perda e o controle do peso.

Outras sugestões básicas para aumentar sua taxa metabólica e reduzir a gordura de seu corpo incluem:

  • Participe de brincadeiras ativas com seus filhos.
  • Estacione o carro mais longe e ande mais.
  • Fique em frente ao computador em vez de sentar.
  • Mantenha-se ativo no fim de semana e evite ser viciado em televisão.
  • Pegue as escadas em vez do elevador ou escada rolante.
  • Faça caminhadas curtas e alongue-se durante os intervalos do trabalho.
  • Tenha uma boa noite de sono.

Seu corpo também está trabalhando duro para remover CO2 enquanto você dorme, e pesquisas mostram que a má qualidade do sono é uma causa comum de ganho de peso. 10 Não dormir o suficiente também pode afetar sua capacidade de perder peso .

outras considerações

Lembre-se de que todas as pessoas experimentam a perda de gordura de maneira diferente e algumas pessoas, dependendo de fatores como idade, sexo ou genética, podem ter mais dificuldade para perder peso do que outras. Além disso, onde você experimenta perda de gordura em seu corpo varia de pessoa para pessoa.

Enquanto muitas pessoas esperam atingir a gordura da barriga com dieta e exercícios, a pesquisa mostra que a redução de gordura em uma área do corpo não é possível. 11 Em vez disso, a perda de peso geralmente causa uma redução gradual da gordura corporal em todo o corpo.

Para perder peso com sucesso, uma redução de 500 calorias por dia é normalmente recomendada, embora esse número também possa variar com base em certos fatores como idade, sexo, peso, altura e nível de atividade física. 12 Esta calculadora pode fornecer uma estimativa de suas necessidades calóricas diárias para atingir seus objetivos.