Correr na rua ou na esteira: onde é melhor

Correr na rua ou na esteira: onde é melhor

Qual é a diferença entre correr na rua e correr na esteira, respondem os treinadores profissionais.

A maioria dos corredores entusiasmados vive em áreas metropolitanas. Seria ótimo se todas as grandes cidades da Rússia tivessem o mesmo clima de Miami, mas não é o caso. Freqüentemente, as condições climáticas vão contra o plano de treinamento. E então academias fechadas com seu ecossistema interno estável vêm em socorro, e uma esteira substitui as trilhas do parque. Qual é o melhor lugar para correr?

Veja também:  Como escolher a esteira certa para sua casa

Depende das condições e tarefas

Sergey Sorokin , cofundador e treinador principal do clube de maratona Jaxtor:

É melhor correr na rua tanto psicologicamente como para endurecer o corpo e para sentir o movimento, a velocidade. Tudo depende das condições e tarefas. Se você mora em um local poluído ambientalmente, com poluição do ar proveniente do escapamento de carros e fábricas, quando você corre ao ar livre  , metais nocivos se acumulam em seu corpo, o que afetará negativamente sua saúde. Nesse caso, é melhor correr em uma esteira em um ambiente com ar filtrado. Se você mora perto de um parque, é melhor correr para fora para saturar o corpo com oxigênio e fitoncidas úteis.

Existem esteiras interessantes dirigidas pelo usuário – EcoMill. Eles são adequados para treinar técnicas de corrida. Existem trilhas que permitem treinar sua subida íngreme, para se preparar para as corridas em trilha e o “quilômetro vertical” – NordicTrack.

Nós da Jaxtor não somos contra esteiras. O principal para nós é a continuidade e eficiência do processo de formação. Se você tem uma viagem de negócios em Hong Kong e o calor é +40, por que não usar a pista? Ou você precisa de um treino de 10 km com uma corrida constante para cima, e não existem tais montanhas em Moscou, e não há como ir para o campo de treinamento, por que não usar a pista? Claro, tudo depende da esteira: existem boas, existem não muito boas.

Corra em uma esteira com mais frequência

Alena Dyatlova , líder e treinadora do clube de corrida Time4run:

Não posso dizer que sou um grande defensor da esteira, mas definitivamente não sou contra! Eu o uso na minha prática de corrida. No outono-inverno, o treinamento em esteira chega a 20-30% do total. Isso tem uma série de vantagens e desvantagens, começarei pelas desvantagens, não são muitas, mas são.

Minuses

– A esteira pode encurtar seu passo visivelmente.

– Até que correr em uma esteira  se torne um hábito, você pode se sentir muito rígido e constrangido em comparação com uma corrida leve no parque.

– Se você não se concentrar especificamente no trabalho do pé e dos quadris, talvez parte de seus músculos de corrida sejam preguiçosos e não tão ativamente envolvidos no trabalho, porque a própria pista passa sob seus pés e na rua, a fim de avançar, você precisa empurrar e tirar o quadril, e não apenas reorganizar as pernas.

– Uma longa corrida na pista é uma atividade muito entediante e monótona, nem todo mundo vai gostar disso, nem todo sistema nervoso está preparado para uma rotina tão diária.

– As esteiras geralmente estão localizadas em áreas quentes e mal ventiladas, o que significa que a respiração durante a corrida pode ser mais difícil e sua frequência cardíaca média será mais alta.

– Com técnica de corrida incorreta, principalmente se o treino em pista for longo, pontos fracos e lesões antigas podem se fazer sentir: joelhos, tornozelos, ligamentos, tendões.

prós

– A esteira é ideal para aprimorar os elementos da técnica de corrida, seja a colocação dos pés ou o trabalho manual. É ótimo se houver um espelho próximo a ele, ou se houver uma oportunidade de colocar uma câmera e filmar sua corrida na pista. É muito útil.

– A esteira é um treinador implacável e, se você precisa correr os intervalos em um determinado ritmo, ela é útil. Digite a velocidade necessária no placar e se você quiser ou não – corra!

– A esteira pode ser sua única oportunidade de corrida em caso de mau tempo, gelo, frio, estação de chuvas prolongada ou aviso de tempestade.

– Se você mora em uma área plana e não tem a oportunidade de treinar na ladeira, corra ladeira acima, a esteira vai te ajudar. O ângulo de inclinação pode ser alterado para se adequar aos seus objetivos de treino.

– Em caso de lesões e fora de temporada, quando é necessário diminuir a carga de choque, a esteira também ajuda. Você pode combinar exercícios de corrida e caminhada ou simplesmente caminhar rapidamente ladeira abaixo. A propósito, caminhar morro acima ocupa o primeiro lugar entre todos os tipos de treinamento cruzado para corredores.

– O treino em esteira, se localizado em uma academia, é conveniente combinar com piscina e sauna. E essa vantagem não requer comentários.

Em geral, eu recomendaria a todos os corredores que reconsiderassem sua atitude em relação à esteira e a incluíssem com mais frequência no processo de treinamento.

A diferença na mecânica de corrida

Oleg Babchin , fundador e técnico da escola Second Wind:

Em termos de carga funcional, não há muita diferença. No entanto, existem algumas diferenças mecânicas. Na corrida “real”, precisamos empurrar bem para seguir em frente. Na pista, para isso, basta ficar na tela, arrasta parcialmente a perna, gasta menos esforço, a biomecânica muda um pouco. Se a tela tivesse 5 metros de comprimento, o empurrão completo poderia ser realizado sem problemas. Mas temos que nos adaptar à maioria dos simuladores, onde o comprimento da correia é limitado a 2 metros – você não pode balançar muito.

Saiba mais em: Dicas de saúde

É uma boa ideia colocar um pequeno ângulo na pista. Quanto maior o ângulo, mais a esteira se aproxima da corrida real. Mas não se esqueça que isso já é um treinamento de montanha. Esta carga deve ser dosada para um corredor plano.

O resto das diferenças referem-se apenas à disposição e estabilidade psicológicas. Não corro na pista há mais de 1 hora. Não foi fácil, muito enfadonho, depois fiquei tonto, e tive sensações estranhas nas pernas: diferente eu carrego, salto mais. Ao mesmo tempo, o meu pupilo, que treino, usa a esteira regularmente, o ano todo, correndo até 25 km. Seu resultado para 10 km é 33:30. Ele não sente nenhum desconforto. Corre sem problemas na pista, no estádio, no asfalto. Também não posso reclamar de sua técnica: é muito econômica e racional. Em geral, a escolha é sua.

Ao ar livre

Denis Vasiliev , treinador do clube de corrida Runlab Running Laboratory, São Petersburgo:

Ao correr ao ar livre, é  psicologicamente mais fácil realizar o volume de treinamento, é mais fácil variar os modos de velocidade e treinar ao ar livre é muito mais fácil. O corredor costuma estar abafado. Você definitivamente deve ter água ou uma bebida esportiva com você se for treinar na pista.

Não posso dizer como correr em uma esteira afeta a  técnica de corrida . Não é tão negativo quanto às vezes é escrito. Muitos atletas estrangeiros de alto nível treinam periodicamente na pista, até mesmo fazem intervalos. Se o clima e as circunstâncias forem totalmente contrários ao seu treinamento ao ar livre, a esteira irá ajudá-lo. Em outros casos, correr ao ar livre será preferível.

Fora

Olga Zadorozhnaya , treinadora da escola de corrida Zadorozhnyh:

Correr em uma esteira é uma corrida não natural. a tela sob nossos pés gira a uma certa velocidade e não precisamos fazer esforços para mover o corpo para a frente. O esforço aplicado é menor do que ao correr ao ar livre. Em condições naturais, onde o corredor se depara com a superação de obstáculos naturais, ele movimenta o corpo para a frente no espaço, aplicando mais esforço.

Use a esteira quando as condições de corrida ao ar livre forem inadequadas – chuva, frio, etc. Você pode aumentar a inclinação da esteira e usar o espelho ao lado da esteira para analisar o trabalho manual.